Salvaterra: já arrancou o Mês da Enguia e a Feira Nacional de Artesanato

Homenagem à Rainha do Tejo já está a “bombar” em pleno! A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos inaugurou no dia 28 de Fevereiro a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais no Pavilhão Inatel em Salvaterra de Magos, no âmbito da 24ª edição do Mês da Enguia.

“Estamos muito satisfeitos por conseguirmos manter a qualidade desta feira, com a presença de cerca de uma centena de artesãos e produtores de todo o país, incluindo representações das ilhas da Madeira e dos Açores”, salientou o Presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio.

O certame decorre às sextas, sábados e domingos e conta com uma vasta programação com diversas actuações de associações e colectividades locais e de artistas e grupos vindos de fora. Dança, folclore, demonstração de actividades desportivas, marchas populares, espectáculos musicais com Mónica Sintra (7 de Março) e “Filhos da Nação” (14 de Março), stand-up comedy com Francisco Menezes (21 de Março) e concerto com Lucas & Mateus (28 de Março), entre muitos outros.

A pensar nos mais novos haverá também actuações das crianças do pré-escolar dos agrupamentos de escolas do concelho, no âmbito do projecto da Câmara Municipal “MusicArt”, espectáculos de teatro e de magia infantil e no dia 8 de Março, pelas 16 horas, destaque para o mini show “A Festa do Pocoyo”, que promete muita animação.

Hélder Esménio congratula-se “com o êxito do primeiro fim de semana do evento, com a presença de centenas de pessoas que aproveitaram para degustar enguias nos 20 restaurantes aderentes e assistirem aos espectáculos e à inauguração das exposições”, acrescentou o presidente da Câmara de Salvaterra.



A 24ª edição do Mês da Enguia decorre até 31 de Março com os restaurantes aderentes a apresentarem um conjunto variado de pratos, desde os mais tradicionais às inovações – enguias fritas, de ensopado, de caldeirada, grelhada ou de fricassé, molhata ou torricado, entre outros. A estes juntam os operadores turísticos com passeios de barco no Rio Tejo, unidades de alojamento, casas vinícolas, artesãos, produtores locais, associações culturais, desportivas e recreativas.

Hélder Esménio, incansável na promoção dos eventos de Salvaterra de Magos, acrescenta: “São muitas as sugestões para descobrir e degustar a enguia, ao longo do mês de Março, nos restaurantes do concelho de Salvaterra de Magos e visitar o património natural, histórico e arquitectónico do município e de um território que vai da Lezíria à Charneca”.


COMPARTILHAR