Câmara de Vila Franca aprova orçamento de 77 milhões para o próximo ano

Vila Franca de Xira: as Grandes Opções do Plano para o quadriénio 2020/2024 e o orçamento municipal para 2020 foram aprovados na última reunião de câmara realizada a 23 de Outubro. O valor orçamentado para o próximo ano será de 77.641.187 milhões de euros.

Vila Franca de Xira: as Grandes Opções do Plano para o quadriénio 2020/2024 e o orçamento municipal para 2020 foram aprovados na última reunião de câmara realizada a 23 de Outubro. O valor orçamentado para o próximo ano será de 77.641.187 milhões de euros.

Refira-se que este valor representa um crescimento de 16,5% face ao orçamento inicial de 2019, que era de 66,6 milhões de euros. De acordo com fonte da autarquia, este crescimento é sobretudo determinado pelas transferências correntes do Estado, designadamente no domínio da Educação e no âmbito do processo de descentralização em curso, num montante de cerca de 10 milhões e 336 mil euros.

Em nota de imprensa, a mesma fonte do município de Vila Franca acrescenta: “este orçamento municipal pauta-se pela consistência e pela estabilidade, e os documentos previsionais reforçam a política de desenvolvimento sustentável dos últimos anos”.

A aquisição de bens de capital atinge os 15.695.221 milhões do total da despesa de capital, sendo de realçar as obras nos estabelecimentos escolares, no PER do Bom Retiro – Vila Franca de Xira e na cobertura da Piscina de Vila Franca, bem como a aquisição de equipamentos e viaturas no âmbito da recolha selectiva de resíduos urbanos biodegradáveis e do sistema integrado de gestão da frota ambiente e ilhas ecológicas.

A mesma fonte reforça: “Merecem ainda destaque os documentos de previsão e gestão que asseguram, uma vez mais, a existência de uma margem orçamental positiva, no montante de cerca de 12 milhões e 200 mil euros”.

Acrescente-se que foram também aprovados o Orçamento para 2020 e o Plano Plurianual de Investimentos 2020/2024 dos SMAS – Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento, num valor global de 19.5 milhões, o que também se traduz num crescimento face a 2019, ano em que o orçamento global foi de 18,9 milhões de euros.

Na apresentação dos documentos de gestão financeira para os próximos anos, o Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita, sublinhou a continuidade das cinco opções estratégicas que estão na base da governação municipal para o mandato autárquico em curso: “um concelho inclusivo; sustentável; com identidade; empreendedor e competitivo”. O autarca acrescentou que estas são “opções que traduzem uma visão clara e de futuro para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho de Vila Franca de Xira”.