A Máquina do Mundo é exposição de fotografia para ver na Biblioteca Municipal de Azambuja

O Município de Azambuja vai organizar uma exposição de fotografia intitulada “A Máquina do Mundo”, na Galeria da Biblioteca Municipal. A inauguração terá lugar no próximo dia 16 de Março, ficando patente até ao dia 23 de Abril.

O Município de Azambuja vai organizar uma exposição de fotografia intitulada “A Máquina do Mundo”, na Galeria da Biblioteca Municipal. A inauguração terá lugar no próximo sábado, dia 16 de Março, pelas 16h00, ficando patente até ao dia 23 de Abril.

A mostra é da autora Ana Rita, criativa e curadora desta exposição, que proporciona uma abordagem estética sobre o impacto do Território no Desenvolvimento Bioecológico, a partir da narrativa da viajante, no âmbito do acordo de Geminação entre os Municípios de Azambuja e do Entroncamento com a autarquia de Mosteiros (Ilha do Fogo, Cabo Verde).

Segundo a objectiva da autora, a “Máquina do Mundo” é a fotografia apalavrada de Ana Rita que convida os Amigos para que juntos contem uma memória colectiva. Foi resgatada e, do impacto do território do viajante e seu processo transformador, nasce a narrativa: desde a nascente – do vulcão, na Ilha do Fogo/Mosteiros e do comboio, no Entroncamento – até ao vislumbre do advir.

Em termos biográficos, a autora Ana Rita Narciso Mendes Pereira é licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Pedagoga, Animadora Sociocultural, ora Curadora nos Serviços Culturais da Câmara Municipal do Entroncamento. No campo da educação desenvolveu projectos de motivação e promoção da leitura e cidadania executando oficinas e formações com os agrupamentos de escolas da cidade do Entroncamento e da região de Santarém.

Elaborou projectos como o “Poeta de cor” que foi seleccionado no Manual de Boas Práticas da Anaced (Ajuda), contou entre outros com primeiros prémios de Contadores de Histórias em Constância e de Fotografia no âmbito da disciplina de Filosofia na Escola Secundária do Entroncamento. Foi colaboradora em jornais e revistas e fez um Curso (MOOC) de Escrita Criativa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Ana Rita Narciso Mendes Pereira é também membro da direcção de algumas associações de âmbito educativo, juvenil, social e cultural do Concelho do Entroncamento. Actualmente integra projectos de acção sobre a temática da Economia Solidária, tendo em vista o desenvolvimento bioecológico.

 

COMPARTILHAR