Oeste: autarquias da CIM debatem alterações do clima

As alterações climáticas são claramente um problema contemporâneo. A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu início ao processo de elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Oeste.

As alterações climáticas são claramente um problema contemporâneo e a Comunidade Intermunicipal do Oeste tem vindo a demonstrar interesse e preocupação neste contexto, tendo dado início ao processo de elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Oeste (OestePIAAC) em Maio do ano passado.

Neste âmbito realizou-se recentemente o segundo workshop técnico do OestePIAAC, no qual foram apresentados aos técnicos municipais das 12 autarquias que compõem a Comunidade Intermunicipal do Oeste os resultados preliminares do relatório da fase 2 – Avaliação de impactes e de vulnerabilidades. O evento teve lugar a dia 20 de Fevereiro na sede da OesteCIM, situada nas Caldas da Rainha.

No seguimento deste encontro foi entregue à OesteCIM por uma equipa de especialistas um segundo relatório no qual foi apresentado o trabalho realizado. Com a entrega deste relatório, seguir-se-á a sua análise, reflexão e avaliação pelos responsáveis e equipa técnica da OesteCIM, tendo em vista a sua divulgação pelos 12 Municípios que acompanham a elaboração do Plano.

Neste mês de Março arrancará a terceira e última fase do OestePIAAC, na qual serão delineadas as medidas e opções de adaptação que, a prazo, poderão vir a ser implementadas na região do Oeste. Estas, na sua versão preliminar, serão trabalhadas em conjunto com os técnicos municipais no próximo workshop do Plano, agendado para o próximo mês de Maio.