Salvaterra: executivo de Esménio resolve imbróglio com quase duas décadas

A Câmara de Salvaterra acaba de resolver um problema com quase duas décadas que afectava a população de Foros de Salvaterra. "Uma questão de injustiça e de grande prejuízo para a economia local", refere o autarca, aludindo a uma faixa de reserva interdita à construção bem no meio do perímetro urbano de Foros.

Hélder Esménio, presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos

A Câmara de Salvaterra acaba de resolver um problema com quase duas décadas que afectava a população de Foros de Salvaterra. “Uma questão de injustiça e de grande prejuízo para a economia local”, refere o autarca, aludindo a uma faixa de reserva interdita à construção bem no meio do perímetro urbano de Foros.

Recorde-se o caso: com a aprovação do Plano Director Municipal (PDM) de Salvaterra de Magos em 2000 – “e a inércia da Câmara Municipal nos anos subsequentes”, acrescenta o actual executivo – os proprietários de parcelas de terreno afectas ao antigo traçado do IC3, em Foros de Salvaterra, ficaram impedidos, ao contrário dos seus vizinhos, de poder construir e/ ou urbanizar. Recorde-se que a A13 foi construída em 2004 noutro local, mas a proibição manteve-se até hoje.

Agora o problema foi resolvido. “O actual executivo camarário, sensibilizado pela injustiça e pelo prejuízo causado à economia local, que é ter no meio do perímetro urbano de Foros de Salvaterra uma faixa com algumas centenas de metros de largura onde estava interdita a edificação, iniciou logo no primeiro ano do mandato as conversações com a CCDR-LVT, a APA e a DRAPLVT, bem como os procedimentos necessários à correcção desta anomalia no ordenamento do território municipal”, refere Hélder Esménio.

O autarca acrescenta: “É com satisfação que quatro anos depois o Município de Salvaterra de Magos informa todos os interessados de que conseguiu pôr fim a esta discriminação que prejudicava os proprietários e a economia local, uma vez que aquela faixa, ora interdita por se encontrar em Reserva Ecológica Nacional (REN), passou a integrar a partir de hoje, 17 de Outubro de 2018, o perímetro urbano de Foros de Salvaterra”.