Restaurantes de Azambuja certificados como portadores de identidade única

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vai certificar dois restaurantes do concelho de Azambuja: Oficina dos Sabores e Mercearia da do Peixe & Companhia. O acto decorre já amanhã, dia 12 de Outubro.

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo vai certificar dois restaurantes do concelho de Azambuja. O acto decorre já amanhã, dia 12 de Outubro. Esta iniciativa surge no âmbito do projecto desenvolvido pela ERTAR, com a colaboração dos Municípios da Região do Ribatejo que integram esta entidade.

O projecto tem como objectivo valorizar a gastronomia ribatejana, promovendo-a junto dos mercados nacional e internacional, através da mestria e autenticidade de uma culinária única e identitária. Para os restaurantes receberem esta certificação têm de cumprir um conjunto de requisitos de qualidade, que vão ao encontro da valorização da gastronomia tradicional e dos produtos endógenos da região, como por exemplo os ingredientes utilizados na confecção dos pratos, os vinhos, o ambiente, o serviço ou a decoração.

Este projecto contempla ainda a edição de um Guia de Restaurantes Certificados do Ribatejo e a criação da Carta Gastronómica da Lezíria Ribatejana, que está a ser elaborada pela Confraria Gastronómica do Ribatejo. Serão, assim, elementos essenciais para a promoção turística da região e de cada um dos concelhos, com destaque dos restaurantes integrantes, dos vinhos, dos pratos e doces regionais.

O Presidente da ERTAR, Ceia da Silva, irá distinguir o Restaurante Mercearia do Peixe & Cia, em Vila Nova da Rainha (Nacional 3), pelas 18h00 e o Restaurante Oficina dos Sabores em Aveiras de Cima, pelas 18h30, com o diploma de certificação.