Azambuja: universidade da terceira idade começa já amanhã

O ano lectivo da Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja terá início no próximo dia 12 de Outubro, numa cerimónia de recepção aos alunos e professores. A iniciativa decorrerá no Auditório Municipal de Azambuja.

O ano lectivo 2018/2019 da UTICA – Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja terá início no próximo dia 12 de Outubro, numa cerimónia de recepção aos alunos e professores. A iniciativa decorrerá no Auditório Municipal de Azambuja, pelas 15h00.

De referir que a UTICA tem cerca de 150 alunos inscritos com mais de 50 anos, e irão frequentar as mais diversas áreas que vão desde as Línguas à Informática, passando pela História, Literacia Emocional, mas também a Actividade Física, o Chi Kung, a Música, a Fotografia, a Costura, o Canto, o Teatro ou as Artes Plásticas, os Métodos Alimentares, a Família e Sociedade, a Saúde, a Cultura Ribatejana, a Partilha de Leituras e as Danças de Salão.

No modelo de funcionamento desta universidade é de destacar que não serão ministrados cursos, nem serão atribuídas classificações, e o número de disciplinas a frequentar é livre. Os objectivos são fomentar o convívio, a partilha de vivências e uma aprendizagem ao longo da vida; promover a saúde física, mental e relacional entre os participantes, melhorando a sua qualidade de vida; e ainda incentivar o voluntariado e o empenho cívico solidário na comunidade.

Os alunos têm ainda oportunidade de participar em concursos de grupos musicais, de teatro e de cultura geral, assim como integrar visitas de estudo e muitos momentos de convívio. Recorde-se que a UTICA-Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja faz parte da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade) e nasceu de um protocolo de parceria estabelecido entre a Câmara Municipal de Azambuja e a Santa Casa da Misericórdia de Azambuja.