Ceia da Silva apadrinha Azambuja Terra do Torricado

É já esta quinta-feira em Vale do Paraíso que o Município de Azambuja fará o lançamento oficial da marca Azambuja - Terra do Torricado, evento que contará com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo – Ceia da Silva.

É já esta quinta-feira em Vale do Paraíso que o Município de Azambuja fará o lançamento oficial da marca Azambuja – Terra do Torricado, evento que contará com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo – Ceia da Silva. O dia marcará a apresentação de uma iniciativa que leva à mesa a iguaria mais emblemática da gastronomia do Concelho de Azambuja.

O evento decorrerá entre os dias 4 de Outubro e 04 Novembro. “O município dá, assim, mais um passo, no âmbito do produto gastronomia e vinhos, numa aposta clara na defesa e promoção da sua identidade e das potencialidades do seu território”, refere Luís de Sousa, presidente da autarquia. O objectivo geral é promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.

Para potenciar o mais possível essa divulgação, e de acordo com fonte da organização, a iniciativa vai desenvolver uma sinergia com acções dinamizadas por Juntas de Freguesia e associações do concelho que tenham o mesmo fim. Assim, com o lançamento da marca, vem um programa composto por três eventos que prometem todo um mês de saborosas experiências.

Na freguesia de Vale do Paraíso, entre os dias 4 e 7 de Outubro, o convite é para passar pelo Festival do Torricado/Mostra Gastronómica “Paraisabor”. Depois, no fim-de-semana de 2 a 4 de Novembro, será a vila de Azambuja a celebrar essa iguaria na “Festa do Torricado”. Pelo meio, durante todo o mês do evento, de 4 de Outubro e 4 de Novembro, decorrerá o programa gastronómico municipal “A Gula”, nos diversos estabelecimentos aderentes à iniciativa.

Na edição deste ano “A GULA” conta com a adesão de 17 restaurantes, de norte a sul do concelho, que apresentam nas suas ementas pratos de Torricado. Para dinamizar um pouco mais este programa, será introduzida alguma animação musical aos fins de semana nos restaurantes aderentes.

Recorde-se que, no Concelho de Azambuja, no que à gastronomia diz respeito e, particularmente, ao nível do receituário local, o Torricado, a manja/marmanja e a lapardana assumem um papel de destaque. Este património tem vindo a ser explorado pelo município em acções como a candidatura às “7 maravilhas à mesa”, sessões de showcooking e degustações em diversos eventos, bem como por outras entidades locais em iniciativas que recuperam estes pratos tradicionais e suscitam a curiosidade de um público cada vez maior.

Ainda de acordo com a mesma fonte, “esse é outro dos objectivos do município, que os diversos actores locais, nomeadamente os restaurantes, se consciencializem desta fileira de oportunidade incluindo a sua oferta nas respectivas cartas e consolidando o esforço colectivo no desenvolvimento local”.