Montejunto: Real Fábrica do Gelo juntou seniores da região Montejunto

Realizou-se na Serra de Montejunto mais uma recriação histórica do funcionamento do Complexo da Real Fábrica do Gelo, monumento nacional setecentista. A iniciativa ficou inserida no programa intermunicipal Festa Sénior e juntou cerca de 120 participantes.

Realizou-se, no passado dia 20 de Setembro, na Serra de Montejunto, mais uma recriação histórica do funcionamento do Complexo da Real Fábrica do Gelo, monumento nacional setecentista. A iniciativa ficou inserida no programa intermunicipal Festa Sénior e juntou cerca de 120 participantes, nomeadamente população sénior da região e pessoal acompanhante.

Participaram na actividade utentes de seis das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho do Cadaval: ASAVIDA (Dagorda), Associação de Solidariedade Montejunto, Santa Casa da Misericórdia do Cadaval, Associação Murteirense (Campus Social do Olival), Cáritas Paroquial do Vilar e Centro Social Paroquial de Alguber.

Estiveram também presentes seniores da comunidade do Município da Lourinhã, bem como seniores da Academia Sénior do Centro Social Paroquial da Lourinhã. Refira-se que esta actividade ficou inserida na parceria intermunicipal “Festa Sénior”, que este ano aborda a temática “O Oeste na Época das Invasões Francesas” – Ciclo de Visitas ao Património.

O objectivo desta iniciativa é o de dar a conhecer o quotidiano das populações e alguns dos episódios que marcaram o Oeste no período das invasões francesas. Recorda-se que a Festa Sénior se trata de um programa que envolve os municípios do Cadaval, Lourinhã, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Bombarral e Torres Vedras.

No caso particular do Cadaval, o tema específico explorado foi “A Real Fábrica do Gelo e as Classes Sociais”, onde um grupo de figurantes, funcionários da Câmara e da AMAC – Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval, deram corpo à recriação histórica que surpreendeu e divertiu os muitos presentes.