Azambuja lança marca “Terra do Torricado” já na próxima quinta-feira

Em Vale do Paraíso já se preparam os assadores e o carvão para mais um Festival do Torricado. Nos próximos dias 4 a 7 de Outubro acontece a 13ª edição da Paraísabor, mais uma mostra gastronómica local, com a 5ª Feira de Artesanato em paralelo.

O executivo de Luís de Sousa aposta forte no Torricado como imagem de marca do município

Em Vale do Paraíso já se preparam os assadores e o carvão para mais um Festival do Torricado. Nos próximos dias 4 a 7 de Outubro acontece a 13ª edição da Paraísabor, mais uma mostra gastronómica local, com a 5ª Feira de Artesanato em paralelo. À semelhança dos anos anteriores, a festa decorrerá no espaço envolvente ao pavilhão polidesportivo.

O rei da ementa volta a ser o célebre “Torricado” acompanhado de bacalhau assado ou febras grelhadas, e sempre regado com os excelentes vinhos produzidos no município de Azambuja. E assim, em 4 dias com honras de festival, preserva-se e promove-se uma das iguarias que melhor identificam esta freguesia e o município, e que é cada vez mais apreciada a nível regional.

Aliás, este festival associa-se à iniciativa promovida pelo município, com o lançamento da marca “Azambuja, Terra do Torricado”, que irá apresentar-se à mesa entre os dias 4 de Outubro e 4 Novembro. “O Município de Azambuja dá, assim, mais um passo no âmbito do produto “gastronomia e vinhos”, numa aposta clara na defesa e promoção da sua identidade e das potencialidades do seu território”, refere fonte da autarquia.

Recorde-se que o lançamento desta iniciativa terá lugar na quinta-feira, dia 4 de Outubro, pelas 18h00, na inauguração do Paraísabor, em Vale do Paraíso. “O objectivo geral é promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas”, acrescenta a mesma fonte da Câmara de Azambuja.

Para potenciar o mais possível essa divulgação, a iniciativa vai desenvolver uma sinergia com acções dinamizadas por juntas de freguesia e associações do concelho que tenham o mesmo fim. O Paraísabor constituirá o arranque da campanha, já na próxima quinta-feira, pelas 18h00, com a abertura das tasquinhas participantes e também as bancas do artesanato. A animação do palco do recinto será assegurada pelo espectáculo do grupo “Chaparral Band”, às 22h00.

Ao longo dos restantes dias a abertura das tasquinhas será às 12h30. Voltando à animação musical, o dia de 6ª feira, 5 de Outubro – feriado nacional, será da responsabilidade de “Tó Moreira”, às 14h30, e da “Ganda Banda”, pelas 22h00, terminando com o DJ Vassalo às 02h30. No sábado, 6 de Outubro, haverá também dois momentos musicais, com o artista do concelho, Hugo Sampaio, pelas 14h30, e a actuação do conjunto musical “Klimax Band”, pelas 22h00. A madrugada estará por conta do DJ Rui Leiria, a partir das 02h30.

No domingo, último dia do evento, após o serviço de almoço, a animação terá início pelas 14h30, com a actuação do duo “Daniel e Mara”, prosseguindo às 17h00 ao som do grupo “Akasus”. O encerramento do certame está anunciado para as 23h00. Refira-se que esta iniciativa é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Vale do Paraíso em colaboração com as associações locais, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.