Alcochete: polícia apreende 800 kg de amêijoa japónica

A Unidade de Controlo Costeiro apreendeu ontem, dia 4 de dezembro, 800 Kg de amêijoa japónica na zona de Alcochete. O valor presumível da amêijoa apreendida é de 5 600 euros.

Pesca ilegal de bivalves é fonte de rendimento de muitas famílias, mas a verdade é que as autoridades zelam pela saúde pública...

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Fonte da Telha, apreendeu ontem, dia 4 de dezembro, 800 Kg de amêijoa japónica na zona de Alcochete. O valor presumível da amêijoa apreendida é de 5 600 euros.

“Durante uma acção de fiscalização, os militares detectaram que o infractor efectuava o transporte dos bivalves, sem se fazer acompanhar dos documentos de registo obrigatório por lei e desprovidos de qualquer vigilância hígio-sanitária, impedindo-se a sua entrada no circuito comercial”, refere fonte da Unidade de Controlo Costeiro.

A mesma fonte acrescenta que foi identificado o infractor e elaborado o respectivo auto de contra-ordenação. Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural. Recorde-se que muitas são as pessoas que fazem desta apanha ilegal o seu modo de vida. As autoridades combatem a prática, dado que a mesma oferece perigo real para a saúde dos potenciais consumidores da amêijoa japónica.