O W-Shopping assinala 13 anos durante este mês de Outubro. Quais são os pontos fortes das comemorações deste aniversário?
Têm sido vários os pontos fortes deste aniversário, desde logo a eleição da Música como tema central, iniciando a 1 de Outubro, dia Mundial da Música, com um concerto do Grupo de Santarém “Três Bairros”, que são uma excelente referência desta cidade, misturando o fado e as guitarradas, unindo o calor das searas, desde a lezíria à frescura da serra… depois prosseguimos com um programa feito à medida com o Conservatório de Música de Santarém dos quais destaco Ensemble de Flautas Transversais, Coro de Jovens, Orquestra de Saxofones e Grupo de Música de Câmara. Ainda neste alinhamento tivemos, aos domingos à tarde, actuações do saxofonista Pedro Santos Rosa, um músico que é também ele referência nesta cidade e quão belo é entrar no Centro e ser recebido com música ao vivo. Porque este é um Centro ecléctico temos precisamente hoje, dia 28, pelas cinco da tarde, o corte do Bolo de Aniversário ao som do saxofone de Pedro Santos Rosa, e às nove e meia da noite um espectáculo de “stand up comedy” com Luís Filipe Borges (O Boinas). Houve um outro momento que importa destacar, que foi o apoio ao lançamento do livro “Melodias na Manta: contributos de Sabedoria Popular”, no passado dia 20 de Outubro – Dia do Poeta -, sendo o W Shopping um dos patrocinadores do livro deste projecto da Biblioteca Municipal de Santarém. Estas comemorações do 13º Aniversário culminam no dia 30 de Outubro às 16 horas com um concerto da Orquestra Típica do Circulo Cultural Scalabitano, que é sempre um momento alto que a cidade tanto aprecia e acolhe.
O W tem privilegiado a ligação à cidade e aos valores da região como tema de fundo para assinalar os seus aniversários. Tem sentido o retorno afectivo dessa estratégia por parte das gentes de Santarém e da região?
Esta ligação com a comunidade é a nossa imagem de marca. Para mim, um Centro Comercial é mais do que um conjunto de lojas. É um espaço de encontro, um espaço de lazer e de família. É um local de encontro de gerações, que acolhe a solidariedade e apoia o desporto e a cultura, afinal as forças vivas da cidade. Com a minha gestão tenho procurado, multiplicar esta visão. Este caminhar de mãos dadas com a cidade tem sido a nossa assinatura, a nossa aposta e continuaremos a abraçar a Região de Santarém, e as nossas Gentes, com o mesmo empenho e orgulho de sempre. Este tipo de iniciativas visa, também, dar visibilidade ao que de melhor se faz em termos do Associativismo na nossa Região, dando a oportunidade que o seu trabalho seja reconhecido pelos cerca de 270 mil visitantes mensais que o W Shopping tem. Inequivocamente a forma como a cidade e a região tem acolhido este projecto é bem reflexo desse reconhecimento.
Tem tido oportunidade de referir que o W Shopping tem vindo a aumentar os números quer de visitantes quer da própria taxa de ocupação do Centro. Estes valores continuam a corresponder aos seus objectivos?
O corolário do esforço e empenho de uma equipa é também ele medido, não só pelos afectos e por manifestações deste ou daquele, mas pelos números. Esses não têm eco e têm reflectido nos últimos anos crescimento, um crescimento cada vez mais consolidado de aumento de tráfego, de vendas e de taxa de ocupação, que hoje ronda os 92%.
Está à frente da administração do W Shopping desde 2010, já lá vão 6 anos. Houve alguma evolução significativa no conceito do cliente-tipo do W Shopping em relação a aspectos como a qualidade ou a diversidade da oferta nas lojas ou mesmo a dinâmica do próprio espaço?
Houve mudanças significativas. Pessoalmente, estou na gestão de Centros Comerciais há 15 anos e tenho acompanhado de perto esta evolução, sobretudo ao nível de padrões de consumo e de negócio ou seja, a forma como as próprias insígnias se adaptaram a este novo paradigma. Houve um ajuste necessário, transversal a todos os Centros Comerciais. Tivemos de criar condições para o sucesso, o que tem acontecido. E esse sucesso é repartido com os nossos lojistas, a cidade e a própria estrutura do Centro. Ao nível do negócio, posso referir, como grande diferença, as condições comerciais: hoje negoceiam-se lojas com valores totalmente distintos dos de há 15 anos. Depois, a modernização do espaço, a eficiência energética do edifício, a qualidade do ar, a integração da iluminação led, as melhorias das instalações sanitárias e a aposta no lazer, um factor que tem sido diferenciador. Isto coincide com aquilo que atrás referi: oferecer lazer à cidade é uma filosofia que é pouco comum e que nos diferencia. Outros Centros, de referência a nível nacional, não apresentam esta mesma dinâmica nas cidades onde estão inseridos.
Tratando-se de um espaço de reunião por excelência dos scalabitanos, sente a responsabilidade de proporcionar uma atmosfera de qualidade também ao nível das iniciativas de cariz lúdico que promove no W Shopping?
Tal como referi anteriormente um Centro Comercial não pode ser só visto na óptica do consumo, mas também como um espaço Família, um espaço de lazer e ponto de encontro de gerações. A dinâmica que o W Shopping tem tido reflecte exactamente uma interacção com a cidade, e na minha óptica não poderia ser de outra forma, através de parcerias com diversas entidades, autárquicas, desportivas e culturais e de solidariedade, que criam uma atmosfera distinta e apreciada no centro comercial.
Certamente que acompanha as tendências da moda quer ao nível da oferta nestes espaços comerciais quer no âmbito da dinamização do próprio Centro. Continua a priorizar a busca de novos conceitos?
Faz parte do nosso trabalho acompanhar as últimas tendências e procurar corresponder às expectativas do nosso cliente, implementando um mix de lojas atractivo e que seja ajustado ao mercado onde nos encontramos.
Pode adiantar quais são as iniciativas mais marcantes com as quais os clientes do W Shopping poderão contar nesta quadra de Natal que se avizinha?
Na mesma linha que actuamos no resto do ano, e sendo o Natal por excelência uma época que potencia o aumento de visitas ao W Shopping, apostamos numa decoração de Natal que marque a diferença, espelhando a magia da época, integrando no espaço exterior uma Árvore de Natal gigante que representa para nós um agradecimento à cidade que nos continua a acolher e a acarinhar, numa base diária e privilegiaremos as iniciativas de carácter infantil, com palhaços, magia, pinturas faciais e outras surpresas que estamos a preparar.