Quertaxo podre e sem tostão

Século I - D.PC. (depois de Pau das Caldas, o monarca megalómano): No Reino de Quertaxo não se vislumbra um tostão, por mais que se procure por tudo o que é canto e recanto do Reino. O monarca Podre Ribeiro resolveu marcar três reuniões com a Vereação Real para abordar a escassez de Europodres, a moeda oficial de Quertaxo. Basco em Cunha e Pau das Neves não se cansam de afirmar que nada têm a ver com a escassez de Europodres, ao passo que Paufeito à Varanda regozija-se por ver que o seu Podre carrasco anda atarantado por não ter dinheiro sequer para mandar cantar um cego. Xicos Cuvilheiro assistiu à reunião secreta, escondido no sapatão de Luís Nasventas, o talentoso Assessor Jurídico Real.

Podre Ribeiro: Obrigado por estarem presentes nestas três reuniões que eu agendei para debatermos o…
Basco em Cunha: Desculpe lá, excelência Real, mas… porquê três reuniões? Não é só uma?
Podre Ribeiro: É, mas como vamos procurar encontrar uma solução para arranjarmos dinheiro para evitar o colapso do Reino, eu achei melhor que esta reunião durasse por três…
Pau das Neves: Ah, então se é por essa razão bem podemos avisar em casa que talvez cheguemos a tempo de ir de férias em Agosto com a família, caramba.
Podre Ribeiro: Vou então agendar uma reunião para tratarmos desse aviso.
Fernando Alecrim: Tenham cuidado com as reuniões, porque não temos sequer dinheiro para…
Pau das Neves: Para as senhas de presença, não é?
Fernando Alecrim: Senhas de presença? Eu ia referir-me ao dinheiro para manter a luz desta sala acesa…
Pau das Neves: Então a coisa está muito pior do que o que eu julgava, caramba.
Podre Ribeiro: Bom, avancemos. O que precisamos é de ideias para conseguir manter alguns serviços sem gastarmos muito dinheiro.
Pau das neves: Eu por acaso tenho uma boa ideia…
Podre Ribeiro: Então vou agendar uma reunião para a debatermos.
Vasco em Cunha: Mas vai agendar uma reunião para quê? Então não é por isso que estamos aqui reunidos?
Pau das Neves: Francamente. Não percebo para que é tanta reunião.
Podre Ribeiro: Mas apresente lá então essa ideia, Vereador Real Pau das Neves.
Pau das Neves: Bom, vou ser rápido antes que Sua Eminência me interrompa para agendar uma reunião. É assim: eu tenho lá um vizinho que tem um cão, um Arrota e Baila ou lá de que raça ele é, que a troco de um biscoito de cão vai buscar o jornal à caixa de correio. Podiamos requisitar o cachorro para, sei lá, por exemplo servir de cão de recados aqui nas lojas da Rua Badajoz. Pelo menos era um ordenado que poupávamos…
Podre Ribeiro: Não me parece má ideia. Mas terei de agendar uma reunião com o dono desse cão, para ver se ele tem pulgas e está vacinado contra a raiva.
Basco em Cunha: Parece-me uma proposta bastante séria e eficaz, tendo em vista poupar europodres.
Fernando Alecrim: Quantos biscoitos é que esse cão consome por cada recado, Eminência Real?
Podre Ribeiro: Não faço a mínima. Você é que deve saber, Pau das Neves. O Arrota e Baila é do seu vizinho.
Pau das Neves: Eh pá, sei lá, mas não deve comer assim tantos. Talvez… sei lá, uns dois ou três biscoitos por recado.
Fernando Alecrim: Então nada feito.
Pau das Neves: Ora essa. Mas porquê??
Fernando Alecrim: Você por mero acaso faz ideia de quanto custa um pacote de biscoitos para cão? Não temos dotação para isto.
Pau das Neves: Eh pá, desculpe lá, mas estamos a falar de centavos. Um pacote com 30 bicoitos custa aí 60 centavos. Dois centavos por biscoito, caramba!
Podre Ribeiro: Se quiserem, poderei agendar uma reunião com o homem que vende biscoitos, para tentarmos reduzir o preço do pacote. Se ele não concordar, e visto que se trata de um assunto de interesse público Quertaxeiro, expropriamos-lhes os pacotes.
Pau das Neves: Mais um que vai levar no pacote por causa das finanças do Reino.
Fernando Alecrim: Estamos a falar de 6 centavos por recado. Não temos dinheiro para essa estravagância. Se o cão fizer quatro recados por dia, serão 24 centavos. Quase um quarto de europodre! E já nem contabilizo a água que ele vai consumir. Ao preço que a água custa aqui em Quertaxo… Nem daqui por 60 anos teremos capacidade para pagar a esse Arrota e Baila.
Pau Feito à Varanda: E se fosse um Canicho? São mais pequenos, e se calhar comem e bebem menos. Ou então um Dobermano ou um Pintobull. Dizem que são maus como as cobras. Talvez se descuide e ferre os dentes aqui na Sua Majestade Real… eh eh eh!
Pau das Neves: Você também quando abre a bôca é só para dizer asneiras, caramba.
Podre Ribeiro: Bom, avancemos. Quem vota a favor da contratação do Arrota e Baila do vizinho do Pau das Neves para cachorro de recados do Reino?
Fernando Alecrim: Eu voto a favor, mas quero que fique em acta que só voto favoravelmente com a promessa de que o cão não consuma mais que três biscoitos por recado, e um gole de água de 5 em 5 dias.
Pau Feito à Varanda: Eu também voto a favor. Tenho esperança de ainda ver a dentadura do bicho ferrada nas bimbas de Sua Eminência, e assim fico vingado pelo que me fez nas eleições Reais.
Basco em Cunha: Eu voto a favor de tudo o que seja reduzir a cratera deixada por sua Eminência o Pau das Caldas.
Pau das Neves: Pois eu cá mudei de ideias e voto contra!
Podre Ribeiro: Ora essa. Mas você está doente? Então a proposta foi sua! Vai votar contra a sua própria proposta?
Basco em Cunha: Agora até eu fiquei surpreendido.
Pau das Neves: Sei muito bem o que estou a fazer. É que o mais certo é o Reino não pagar a horas os biscoitos do Arrota e Baila. Ora, sem biscoitos a tempo e horas o cão fica desaustinado e dá em morder a torto e a direito. As pessoas vão cair em cima de Sua Eminência Podre, e o que faz sua Eminência??
Podre Ribeiro: Sei lá… marco uma reunião com uma equipa de médicos?
Pau das Neves: Não diga disparates. Você vai mas é dizer que a ideia do cão foi minha!
Basco em Cunha: Pensamento muito à frente. Nem eu tinha percebido isso.
Podre Ribeiro: Se eu soubesse que isto era assim, nunca tinha saído lá das catacumbas bancárias…
Pau Feito à Varanda: Marque uma reunião com eles. Talvez o aceitem de volta…

VIAXicos Cuvilheiro
COMPARTILHAR