Azambuja promove debate sobre conservação saudável do vinho

Azambuja vai debater conservação de vinhos com flor de castanheiro em vez de sulfitos. O seminário vai decorrer no dia 19 de julho, às 11h00, no Páteo Valverde.

O Município de Azambuja vai promover, no próximo dia 19 de julho, pelas 11h00, no Auditório Municipal do Páteo Valverde, um seminário subordinado ao tema “Vinhos mais naturais com flor de castanheiro em vez de sulfitos”.

A intervenção principal estará a cargo da investigadora Isabel Ferreira, que apresentará os resultados dos testes realizados na conservação de vinhos recorrendo ao uso da flor de castanheiro em substituição dos sulfitos habitualmente utilizados. A oradora convidada desenvolve o seu trabalho no Instituto Politécnico de Bragança e vem partilhar os fundamentos da validade científica da sua experiência, bem como explicar a viabilidade da utilização daquele aditivo natural e da sua introdução no mercado.

Uma boa oportunidade para os vitivinicultores da região e os interessados em enologia conhecerem um processo inovador e esclarecerem as suas dúvidas com uma especialista na matéria. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Azambuja tem o apoio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho e integra-se na estratégia de apoio à inovação e valorização das actividades empresariais, neste caso ligadas à vitivinicultura e ao enoturismo, sectores com grande expressão neste concelho e um peso crescente em termos socioeconómicos.