Praias limpinhas? É em Torres vedras!

Torres Vedras é o concelho português com mais praias sem poluição, com sete praias onde não foi detetado qualquer indício de poluição nas análises efetuadas às águas durante as últimas três épocas balneares.

Torres Vedras é o concelho português com mais praias sem poluição, com sete praias onde não foi detetado qualquer indício de poluição nas análises efetuadas às águas durante as últimas três épocas balneares. As praias do Amanhã, Centro, Física, Mirante, Navio, Pisão e Santa Helena são as praias torrienses que colocam o Concelho no topo da classificação nacional.

Seguem-se os concelhos de Grândola, com quatro praias sem poluição, e Aljezur e Tavira, com três. Quanto aos concelhos limítrofes a Torres Vedras, Areia Sul e Peralta, na Lourinhã, e S. Lourenço, em Mafra, são as praias que alcançaram a classificação.

Ao todo, 44 praias portuguesas apresentam o registo, o que equivale a 7% das zonas balneares em funcionamento este ano, traduzindo-se em mais 11 zonas balneares sem poluição do que no ano passado.

A classificação é atribuída pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, que tem como base dados da Agência Portuguesa do Ambiente. Para alcançar o registo ZERO poluição, as praias têm de apresentar classificação “Excelente” ao longo das três últimas épocas balneares, assim como apresentar valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação.

 

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR