Azambuja: Tejo vai ser palco de Cruzeiro Religioso

Azambuja volta a estar na rota do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. É já no próximo sábado que as embarcações irão aportar em Azambuja. A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros à Vala do Esteiro está programada para as cinco e meia da tarde deste dia 16 de junho.

Azambuja volta a estar na rota do Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo. É já no próximo sábado que as embarcações irão aportar em Azambuja. A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Avieiros à Vala do Esteiro, junto à vila, está programada para as cinco e meia da tarde deste dia 16 de junho.

Na entrada poente junto à rotunda da Praça de Toiros da vila formar-se-á o cortejo religioso que fará o percurso em direção à Praça do Município. Pelas sete da tarde, na Igreja Matriz, será celebrada a eucaristia em honra da protectora dos avieiros. Após a missa, será realizado novo cortejo no percurso de regresso e a despedida da imagem da padroeira.

A participação de Azambuja neste cruzeiro é organizada pela Câmara Municipal, pela Paróquia de N. Sra. da Assunção e pela comunidade avieira da aldeia do Porto da Palha, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Azambuja e das várias associações e colectividades da vila.

Este ano cumpre-se a sexta descida do maior rio da Península Ibérica que é uma verdadeira procissão fluvial em que as comunidades ribeirinhas expressam toda a devoção que nutrem pela sua padroeira – Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo.

O Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo é uma iniciativa da Confraria Ibérica do Tejo e esta sexta edição, que teve a partida no passado dia 31 de maio em Malpica do Tejo – Castelo Branco, terminará no próximo dia 24 de junho na marina de Oeiras.