Cartaxo: sabores da Primavera à mesa do Museu Rural e do Vinho

A Câmara do Cartaxo voltou a convidar dois enólogos e uma chef para criarem um almoço que vai juntar à mesa os vinhos e os produtos nascidos no território do concelho do Cartaxo. O repasto vai acontecer no dia 20 de maio.

A Câmara Municipal do Cartaxo voltou a convidar dois enólogos e uma chef para criarem um almoço que vai juntar à mesa os vinhos e os produtos nascidos no território do concelho do Cartaxo. O repasto vai acontecer no dia 20 de maio, domingo, às 12h00, e a mesa vai ser posta no Museu Rural e do Vinho para este que será o terceiro almoço de harmonização.

Para abrir o apetite, a Adega do Museu vai ter uma convidada especial à espera dos comensais: Helena Mira, da Escola Superior Agrária de Santarém, preparou uma Introdução à Prova de Vinhos, que antecederá o almoço.

Para harmonizar com Vinhos Franco e Dois Carvalhos, a Chef Madalena Dias, da Cook2Wine, escolheu Os Sabores da Primavera. Hernâni Magalhães e Alice Simões são os enólogos responsáveis por escolher e comentar os vinhos das duas casas agrícolas do Cartaxo.

Para garantir que o leitor sabe mesmo ao que vai, revela-se a ementa ­que estará à mesa – mas não os seus segredos, bem entendido. Rebentos de Primavera, Robalo Limão com Salada, Morna de Legumes, Toiro Saltinto e a terminar uma enigmática sobremesa de seu nome Química.

A prova e o almoço de harmonização integram-se no âmbito da série “Cartaxo à Mesa – Sensações no Museu”, iniciada em outubro do ano passado, no âmbito das comemorações do Dia Europeu do Enoturismo.