Salvaterra: comemorações de Abril destacam Mulher Portuguesa

“A Mulher Portuguesa – Do Estado Novo à Constituição de 1976” é o tema este ano das comemorações do 44º Aniversário do 25 de Abril, que decorrem de 21 de abril a 5 de maio, dinamizadas pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.

“A Mulher Portuguesa – Do Estado Novo à Constituição de 1976” é o tema este ano das comemorações do 44º Aniversário do 25 de Abril, que decorrem de 21 de abril a 5 de maio, dinamizadas pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos em parceria com as Juntas de Freguesia, associações, colectividades e comissões de festas do Concelho.

Recorde-se que em 2014 o tema escolhido foi a libertação dos presos políticos. Já no ano seguinte a liberdade de imprensa foi a temática em destaque, e em 2016 o fim da guerra colonial constituiu o mote para estas comemorações em Salvaterra. No ano passado a celebração da passagem dos 40 anos do Poder Local livre e democrático foram o tema das comemorações de Abril.

No dia 25 de abril será inaugurada pelas 11h30 na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos a exposição “Itinerários de conquistas e direitos das Mulheres”, cedida pelo Movimento Democrático das Mulheres (MDM) contando com a presença de Cláudia Benfica, membro da direção do MDM.

Antes, pelas 10h30, irá decorrer uma sessão solene da Assembleia Municipal, na Praça da República, em Salvaterra de Magos, precedida de uma arruada pela Banda da Associação Cultural e Musical de Salvaterra de Magos.

A Câmara Municipal vai também organizar, no dia 24 de abril, pelas 21h30, na Casa do Povo de Glória do Ribatejo, o concerto “Cantigas de Abril” com a participação de Zé Foguete, Elias Oliveira, Tó Grencho, Manuel Monteiro e Nuno Silva.

A Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos recebe depois, a 5 de maio, pelas 16 horas, a apresentação do livro “Mulheres na Clandestinidade” de Vanessa Almeida. No Mercado de Cultura de Marinhais continua patente, até 4 de maio, a exposição de pintura “Mulheres” de Hana Tischler.

Inserido no programa das comemorações, haverá também no dia 21 de abril, pelas 10 horas, mais uma edição do projecto Praça ComVida no Mercado Municipal de Salvaterra de Magos e no dia 22 de abril, pelas 16 horas, a inauguração da exposição “Reflexos de uma consciência cósmica” na Falcoaria Real. No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, pelas 10 horas, a Festa da Leitura vai estar na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos com a realização do apuramento da fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura.

De 21 de abril a 5 de maio irão também decorrer diversas iniciativas organizadas pelas Juntas de Freguesia, associações, colectividades e comissões de festas do concelho, que contam com o apoio da Câmara Municipal, tais como actividades desportivas, recreativas, culturais e de animação musical – caminhadas, passeios de bicicleta e de mota, passeio equestre, matraquilhos, pesca, petanca, patinagem, BTT, corrida, trail, motocross, peddy paper, jogos tradicionais, encontro de poetas, sueca, futebol de salão, almoços convívio, petiscos, vacada, folclore, bandas filarmónicas e concertos.