Cartaxo: Semana da Saúde decorre até 20 de Abril

O Cartaxo recebe a Semana da Saúde, iniciativa organizada pela Câmara Municipal local que decorre entre 12 e 20 de abril, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Saúde. Esta iniciativa decorre em parceria com entidades públicas e privadas que desenvolvem actividade na área da saúde e promoção de estilos de vida saudáveis.

O Cartaxo recebe a Semana da Saúde, iniciativa organizada pela Câmara Municipal local que decorre entre 12 e 20 de abril, no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Saúde. Esta iniciativa decorre em parceria com entidades públicas e privadas que desenvolvem actividade na área da saúde e promoção de estilos de vida saudáveis.

Durante a Semana da Saúde decorrem ainda a Feira da Saúde e o VI Encontro de Intervenção Social do Concelho do Cartaxo. Ao longo dos nove dias do evento decorrerão sessões de informação e apresentações temáticas com a participação de técnicos, instituições e especialistas, com o objectivo de reflectir sobre temas como a importância de hábitos de alimentação saudável, o alcoolismo ou o uso responsável do medicamento.

O Centro Cultural do Cartaxo receberá a sessão de abertura da Semana da Saúde, que decorrerá às 14h30 da próxima quinta-feira. A sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, da vereadora do pelouro de Acção Social e Saúde, Elvira Tristão e da directora da Aces Lezíria, Diana Leiria.

A Semana da Saúde integra diversas ações que vão decorrer de modo descentralizado em todas as freguesias do concelho – oito localidades vão receber rastreios gratuitos e os agrupamentos de escolas acolhem o Projeto Geração Saudável, promovido pela Ordem dos Farmacêuticos.

No dia 14 de abril, sábado, a Semana da Saúde instala-se todo o dia na rua, mais precisamente na Praça 15 de Dezembro, para oferecer à população a Feira da Saúde – espaço de encontro entre utentes e instituições públicas e privadas que desenvolvem actividades e projectos nesta área.

“Este evento pretende divulgar os serviços e respostas existentes no concelho, no que respeita à saúde, para além de promover hábitos de vida saudáveis, quer no que respeita à alimentação, quer à prática de exercício físico”, refere Pedro Ribeiro, presidente da autarquia. Ao longo de cada dia – das 10h00 até às 18h00 – para além de poder participar em rastreios gratuitos, visitar os espaços de empresas e IPSS instalados no espaço da Feira, o público poderá ainda assistir a provas de Boccia e a uma demonstração de HIP HOP ou participar em workshops de Emergência e Suporte Básico de Vida.

O programa da Feira da Saúde inclui ainda o I CTX Orienteering Games (prova pedestre de orientação), as presenças do Projecto Geração Saudável e do Projecto de Promoção do Ciclismo e da Unidade Móvel de Doação de Medula Óssea, assim como a realização de sessões de esclarecimento sobre a prevenção do tabagismo, a saúde oral infantil ou sobre como cuidar de doentes com demência.

Especialmente direcionado para trabalhadores da área de ação social e saúde, técnicos e cuidadores, mas aberto a toda a população, a Câmara Municipal organiza ainda o Encontro de Intervenção Social do Concelho do Cartaxo que, nesta sexta edição, terá como tema o Autismo. O Encontro tem lugar no Centro Cultural do Cartaxo, no dia 18 de abril, das 10h00 às 16h30.

A Semana da Saúde encerra no dia 20 de abril, com o Open Day da Girabola – Espaço Criança e Família. Das 9h00 às 19h00, o público é convidado a conhecer o ambiente Snoezelen e a sua importância enquanto recurso facilitador nas intervenções terapêuticas.