Salvaterra: Mês da Enguia foi um sucesso que consumiu quase 6 toneladas

A 22ª edição do Mês da Enguia, que decorreu no concelho de Salvaterra de Magos de 1 de março a 1 de abril, terminou com um balanço muito positivo. Nos 32 dias de certame foram consumidas 5,5 toneladas de enguias nos 21 restaurantes aderentes das diversas localidades do Concelho.

Presidente Esménio transformou o Mês da Enguia num evento de âmbito nacional

A 22ª edição do Mês da Enguia, que decorreu no concelho de Salvaterra de Magos de 1 de março a 1 de abril, terminou com um balanço muito positivo. Nos 32 dias de certame foram consumidas 5,5 toneladas de enguias nos 21 restaurantes aderentes das diversas localidades do Concelho, um pouco menos que no ano transacto, tão desfavoráveis foram neste período as condições climatéricas.

Hélder Esménio, presidente da autarquia salvaterrense, refere: “Foram milhares as pessoas que nos procuraram, dinamizando a economia local, mas o balanço é positivo também pela divulgação do concelho e do seu património, conseguida junto dos órgãos de comunicação social de dimensão regional e nacional, nomeadamente nos três canais de TV generalistas”.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, “o sucesso desta edição do Mês da Enguia, num mês onde quase não parou de chover, é a demonstração de que temos conseguido valorizar este evento e que a qualidade alcançada é reconhecida por todos quantos nestes dias rumaram ao concelho de Salvaterra de Magos”.

Enguia frita com arroz de feijão, ensopado ou caldeirada foram os pratos favoritos, mas as inovações, como Espetada de Enguias, Enguias à Lagareiro ou Enguias Grelhadas, com ou sem Torricado, continuam a conquistar o paladar dos visitantes.

A Feira de Artesanato e Produtos Tradicionais ganhou um novo impulso ao elevar o seu estatuto a um patamar nacional, tendo contado com a presença de uma centena de artesãos e produtores de vários pontos do país. A variedade dos produtos expostos voltou a encantar os visitantes que ali encontraram peças em madeira, barro, vime, porcelana, tecido, pele, doces, compotas, licores, vinho, pão, mel, salgados, enchidos tradicionais, entre muitos outros.

A animação da Feira foi bastante diversificada com a presença de diversas associações, colectividades e grupos do concelho e de fora, com momentos de música, folclore, teatro de marionetas, desporto, dança,  marchas, além dos espetáculos “As Canções da Maria”, stand-up comedy com Aldo Lima e a dupla Ricardo & Henrique.

“As associações, colectividades e comissões de festas juntaram-se, mais uma vez, a esta organização, enriquecendo a programação pela dinamização de um conjunto de actividades que promoveram as nossas gentes, os seus usos e tradições”, referiu igualmente o autarca.

A Falcoaria Real, a Casa Típica Avieira, o Museu “Escaroupim e o Rio” e as cinco exposições patentes em diferentes espaços municipais, a par dos passeios de barco no Rio Tejo, fizeram as delícias dos apreciadores da boa gastronomia de Salvaterra de Magos.