Aveiras de Cima: D.A.M.A. na Ávinho de 13 a 15 de Abril

Aveiras já se prepara para mais uma edição daquela que é por muitos considerada a festa do vinho mais castiça do país. Trata-se da décima quarta edição da Ávinho - Festa do Vinho e das Adegas. Em 2018, a Ávinho acontece nos dias 13, 14 e 15 de Abril.

Aveiras já se prepara para mais uma edição daquela que é por muitos considerada a festa do vinho mais castiça do país. Trata-se da décima quarta edição da Ávinho – Festa do Vinho e das Adegas. Em 2018, a Ávinho acontece nos dias 13, 14 e 15 de Abril.

Este evento teve a sua primeira edição em 2004, e decorre nas ruas da vila de Aveiras de Cima. Recorde-se que este evento é organizado em parceria pela Câmara Municipal de Azambuja, pela Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e pela “Associação Vila Museu do Vinho”, e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que levará como recordação… – e  tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos na dezena e meia de adegas privadas participantes na iniciativa. Os produtores abrem as suas portas com a arte de bem receber, e também partilhando alguns segredos do bom vinho ribatejano que produzem. Mas porque nem só de vinho se faz a festa, haverá várias barraquinhas com apetitosos petiscos e doces nas ruas integradas no certame.

A nível musical, a edição deste ano terá como cabeças de cartaz o cantor de fado humorístico Emanuel Moura, cuja actuação acontece na sexta-feira às 24 horas. O conhecido grupo D.A.M.A, que actua no sábado também à meia-noite, é cabeça de cartaz desta edição da Ávinho.

Outros destaques, em termos de animação, são o fado amador itinerante pelas adegas, na sexta à noite, e o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa. Refira-se que todas as actividades da Ávinho têm entrada livre.

O programa do evento arranca às 18 horas de dia 13, na Praça da República com a cerimónia da abertura oficial e o anúncio dos vencedores do 36º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja. Seguem-se as primeiras visitas às adegas com a tradicional oferta de febras (só neste dia), pão e vinho, e a animação de rua com bandinhas populares. O serão começa com o fado amador nas adegas, a partir das 21 horas, e completa-se com a actuação de Emanuel Moura e o seu fado humorístico, no Palco da República, à meia-noite.

No sábado, pelas 16 horas, as ruas são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases d’ “O Ciclo do Vinho”, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna. A partir das 21 horas haverá três bandinhas a animar as ruas e as adegas do evento, e à meia-noite o popular grupo musical D.A.M.A sobe ao Palco da República.

No último dia, domingo, as adegas reabrem as portas às três da tarde. Uma hora depois, o Largo da República volta a atrair as atenções, com uma recriação teatral sobre o quotidiano daquela vila intitulada “Um dia n’Aveiras”. Pelas 18 horas, uma arruada da banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima marcará o encerramento da décima quarta edição da Ávinho.