Março na rede de Bibliotecas Municipais do concelho de Azambuja

Março na Rede de Bibliotecas Municipais de Azambuja - Actividades do mês em Azambuja, Aveiras de Cima e Alcoentre

Centro Cultural e Biblioteca Almeida Grandella, em Aveiras de Cima

Na programação da Rede Municipal de Bibliotecas de Azambuja para o mês de Março destaca-se o 15º aniversário da Biblioteca de Azambuja. O dia 17, sábado, será preenchido com um conjunto de actividades variadas dirigidas a todo o público, para comemorar década e meia de vida. Um ateliê de origami é outra das novidades, neste mês que volta a propor jogos de matemática e os projectos Crescer a Ler e Hora do Conto, envolvendo escolas e jardins-de-infância.

Na Biblioteca Grandella, em Aveiras de Cima, nota para duas iniciativas destinadas a animar os utentes seniores do Centro Social de Aveiras de Baixo e da Associação Nossa Senhora do Paraíso. Sábado, dia 10, Albert Einstein será o protagonista da rubrica “Um livro, uma personagem”. Quer em Azambuja quer em Aveiras de Cima, 21 de Março vai ser um dia especial, ou não fosse o Dia Mundial da Poesia.

Todas as terças-feiras, e depois da viagem inaugural em Fevereiro, continua a ir para a estrada a Bibliomóvel – uma carrinha carregada de simpatia e boas leituras que o Município de Azambuja leva até à porta dos habitantes do Alto Concelho que não possam deslocar-se a uma das bibliotecas. Quinzenalmente, a Bibliomóvel percorre as principais povoações da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa e da Freguesia de Alcoentre.

BIBLIOTECA DE AZAMBUJA

Leia Connosco…

Ao longo de cada mês a biblioteca destaca um autor ou um tema na sala dos adultos. Este mês destacamos o autor Afonso Cruz.

ALBA – A Ler Brincamos e Aprendemos (2 – 4 anos)
Sábado dia 3 / 10H30 – “Pê de pai”, de Isabel Martins

Tendo como objectivo principal despertar o interesse pelo livro e pelas histórias esta iniciativa consiste numa dinamização de leitura seguida de um pequeno atelier que visa desenvolver a motricidade fina que se desenvolve nesta faixa etária.

As temáticas das histórias promovem o desenvolvimento dos conhecimentos ensinados nestas idades tal como as formas, as cores, os números, os animais e bons hábitos de higiene entre outros. Espera-se auxiliar na aprendizagem da linguagem e no gosto de estar no espaço da biblioteca.

Jogamos à matemática, dinamizado por Gilda Costa (4 – 10 anos)
Sábado dia 10 / 10H30

Este projecto surge de uma proposta de voluntariado no sentido de promover, com jovens utilizadores da biblioteca, a literacia matemática. A voluntária propõe dinamizar jogos relacionados com a matemática, jogos esses concebidos e utilizados por ela no âmbito profissional.

O desenvolvimento do raciocínio matemático complementa a aquisição de conhecimentos base nestas faixas etárias, que desenvolvidos de forma lúdica num espaço de aprendizagem informal como é a biblioteca, poderá trazer benefícios para as crianças e proporcionar a aquisição das competências necessárias para triunfar ao longo da vida.

Comemorações do 15º Aniversário da Biblioteca Municipal de Azambuja
Sábado dia 17 de Março – aberta 09h30 – 12h30 / 14h00 – 17h30

09H30 | teatro “Ovo: início, a primeira casa”, por O Som do Algodão (3 – 36 meses, sujeito a inscrição)

O Som do Algodão propõe uma viagem de descoberta, de renovação e de significados que se multiplicam. Um caminho que se desdobra em sons e significados, que trabalha e envolve os sentidos das crianças. Um conto para contar, onde a rima e o ritmo despertam os participantes, num jogo que pede a interacção de todos na descoberta deste “ovo” que se transforma, que se desdobra em novas histórias a cada página;

11h30 | Histórias de Animais que são Demais! (maiores de 3 anos e famílias)

São histórias de animais intrépidos, são aventuras que unem pessoas e animais e onde a amizade é o sentimento mais forte. Há cachorros temerários, galos fadistas, gatos artistas e burros lendários. Todos juntos numa sessão que une histórias e música para famílias que gostam de sonhar.

14H30 | Oficina “As Palavras leva-as o vento”, dinamizado por Catrapum Catrapeia (maiores de 3 anos e famílias)

Num aceno da cabeça está um sim ou um não, num polegar esticado está um “fixe!”, numa mão aberta e esticada à frente da cara está um “para!”. Que palavras se escondem nos gestos? Num “tinóni” está uma ambulância, num “úoúo” um comboio, num “poc” uma bola de ping pong. Que palavras se escondem nos sons? Que sons, que gestos, que palavras, nos ajudam a comunicar melhor, a ler melhor, a fazer memorizar?

16h30 | “Recriações da Terra Velhinha”

Grupo com o mesmo nome que recorda e preserva um conjunto de tradições azambujenses que vão das artes e ofícios antigos aos jogos e diversões, passando pela gastronomia, pela música e por cenas de quotidianos passados.

Dia Mundial da Poesia – Quarta-feira, dia 21

Mural da Poesia Local – Lançamos o convite a todos os autores locais para virem deixar o seu testemunho e assinatura no nosso mural.

Ateliê de origami “Histórias de papel”, por Bruno Batista (a partir dos 4 anos)
Sábado, dia 24 / 10H30

Podemos fazer tudo a partir de uma folha de papel… e este é o desafio desta sessão, contar histórias através da arte milenar da dobragem de papel, ou melhor do Origami! Venham descobrir estas Histórias de Papel!

Hora do Conto (“Memórias de um lobo mau”, de José Fanha e Mafalda Milhões)
(1º ciclo) – Quintas-feiras / 10H30

Esta actividade desenvolve-se há 13 anos na biblioteca de Azambuja e tem como objetivo proporcionar um momento lúdico-pedagógico aos alunos do primeiro ciclo e de habituação à utilização do espaço da biblioteca. Com o objectivo principal de dar a conhecer a biblioteca a professores e alunos e de promover a leitura, a Hora do Conto consiste numa mediação de uma história seguida de um desafio lançado aos alunos.

Crescer a Ler (“Dia bom ou dia mau?”, de Isabel Zambujal)
(Pré-escolar, 3 – 5 anos) – Quartas-feiras / 10H30

Projecto de promoção da leitura dirigido a todo o ensino pré-escolar do Concelho para que as educadoras possam frequentar, com as suas turmas, o espaço da biblioteca e desenvolver actividades em torno do livro. Temos como objectivo motivar todo o Concelho a trabalhar o mesmo livro “Dia bom ou dia mau?” de autoria de Isabel Zambujal.

Visitas Guiadas – Sextas – 10H30

As visitas guiadas têm como objectivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Actividade sujeita a marcação.

BIBLIOTECA – CENTRO CULTURAL GRANDELLA – AVEIRAS DE CIMA

Este mês lemos…

Ao longo de cada mês, a biblioteca destaca um autor ou um tema. Este mês destacamos a autora portuguesa Maria Teresa Horta.

A magia das palavras

Mesa temática dedicada ao público infantojuvenil. Este mês destacamos uma seleção de livros de poesia para crianças. A poesia chegou para encantar e aguçar a criatividade das crianças, as rimas e o ritmo levam-nas para um mundo de imaginação e magia.

Leituras Seniores (maiores de 65 anos) – Quinta-feira, dia 01 / 10h30

Actividade de dinamização da leitura, dirigida aos idosos. Este mês contamos com o projecto “Histórias e músicas de outros tempos” dinamizado pelo animador sociocultural Miguel Ouro. Com a participação dos utentes do Lar do Centro Social e Paroquial de Aveiras de Baixo.

Comemorações do Dia da Mulher
Quinta-feira, dia 08 / na Associação Nª Sª do Paraíso (Vale do Paraíso)

Actividade à volta dos costumes de hoje e de antigamente. Livros, leituras, poesias, cantares e dizeres das mulheres d’outrora. Com a participação dos utentes do Lar para a 3ª idade da Associação Nª Sª do Paraíso, Vale do Paraíso.

Um livro, um personagem
(6 – 12 anos)
Sábado, dia 10 / 10h30

Atividade de dinamização da leitura com o objetivo de incentivar à utilização do espaço e serviços disponíveis na biblioteca do Centro Cultural Grandella e à criação de hábitos de leitura lúdica. Nesta sessão será dinamizada a história “Um rapaz invulgar: o pequeno Albert Einstein” de Don Brown.

Dia Mundial da Poesia – Quarta-feira, dia 21

Banca da poesia – Será colocada uma bancada com diversos livros de poesia. Serão oferecidos e lidos poemas às pessoas que passarem junto ao portão da biblioteca Grandella.

Visitas Guiadas – Sextas – 10H30

As visitas guiadas têm como objectivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Actividade sujeita a marcação.

Projecto RELER – Semanalmente

A Biblioteca do Centro Cultural Grandella disponibiliza no Lar do Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima, os jornais e revistas da semana e mês anterior, de forma a serem lidos também pelos utilizadores desta instituição. Mais uma forma de reutilização e prolongamento do período de vida das fontes de informação disponíveis.

BIBLIOTECA – PALÁCIO CONSELHEIRO FREDERICO AROUCA – ALCOENTRE

À volta dos livros

Ao longo de cada mês a biblioteca destaca um autor ou um tema. A autora escolhida este mês é Elizabeth Adler.

Ler no lar para actividades inventar – Quartas 10H30

As visitas ao Centro de Dia de Alcoentre para realizar leituras seguidas de actividades dirigidas aos seniores continuam neste ano 2018.

Visitas Guiadas – Sextas – 10H30

As visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Atividade sujeita a marcação.

Entrega dos jornais diários no Centro de Dia de Alcoentre e posteriormente no Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

Bibliomóvel

Terças – feiras (neste dia a biblioteca de Alcoentre encontra-se encerrada)

O serviço bibliomóvel, que permite empréstimo no local, nas freguesias do Alto Concelho pretende chegar a todas as pessoas com mobilidade reduzida ou que não tenham transporte. Um técnico deslocar-se-á, quinzenalmente, às freguesias de Alcoentre e União de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa com uma seleção de livros para empréstimo. Os utilizadores poderão inscrever-se na hora e realizar empréstimo domiciliário no imediato.

Mensalmente, o serviço tem a seguinte rotatividade:

1ª e 3ª terças-feiras do mês – União de Freguesias

2ª e 4ª terças-feiras do mês – Freguesia de Alcoentre.