Atalaia: Páteo Velho recupera tradições da cozinha portuguesa com sabor caseiro

A cozinha caseira de memória antiga que tornou o restaurante Páteo Velho numa referência local acaba de ganhar um novo ânimo. O conhecido restaurante de Atalaia reabriu com um novo conceito que pretende valorizar os produtos daquela região, nomeadamente os vinhos, assim como dinamizar o concelho de Alenquer.

A cozinha caseira de memória antiga que tornou o restaurante Páteo Velho numa referência local acaba de ganhar um novo ânimo. Este restaurante em Atalaia, concelho de Alenquer, reabriu com um novo conceito que pretende valorizar os produtos daquela região, nomeadamente os vinhos, assim como dinamizar o concelho.

“Pretendemos que a nossa garrafeira seja uma montra dos vinhos do concelho, que as pessoas poderão apreciar no restaurante, mas também poderão adquirir por um preço justo para o produtor e para o consumidor”, afirma Milá Veloso, proprietária da empresa Páteo Velho.

Para a concretização deste objectivo, o Páteo Velho conta com a participação de todos os produtores de vinho em garrafa do concelho de Alenquer. “Estamos muito orgulhosos por termos conseguido reunir todos os produtores à volta deste nosso ideal de valorizar os produtos locais e dinamizar a economia do concelho”, acrescenta a proprietária. Curiosamente, este conceito surge no ano em que Alenquer é classificada como Cidade Europeia do Vinho.

Após três meses de encerramento para preparar o novo conceito, o restaurante acaba de reabrir com um ambiente renovado, mas, ainda de acordo com Milá Veloso, “com as mesmas características de cozinha tradicional portuguesa, de memória antiga, a preços acessíveis”. A ementa e a gestão da cozinha são da responsabilidade de um novo chef, também neste caso uma aposta nos valores locais. “Contamos com o talento do Chef José Mártires, um jovem natural do concelho de Alenquer com provas dadas em restaurantes de referência nacional”, sublinha ainda a empreendedora Milá Veloso.

Com um percurso profissional bem referenciado, o Chef José Mártires, 32 anos de idade, passou pelas cozinhas de restaurantes como Bica do Sapato e 100 Maneiras, em Lisboa. Antes da sua chegada ao Páteo Velho, era chef do Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, em Óbidos. De realçar que o restaurante Páteo Velho, situado na Rua 25 de Abril em Atalaia, funciona de terça-feira a sábado ao almoço e jantar, e ao domingo ao almoço.

 

 

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR