Natal em Salvaterra: autarquia com contributo decisivo no estímulo do comércio local

A Câmara de Salvaterra realizou a cerimónia de encerramento da 5ª edição da campanha “Natal e o Comércio Local”. O objectivo desta campanha passou por incentivar os munícipes a fazerem as suas compras de Natal no comércio tradicional e, desta forma, dinamizar a economia local.

Presidente da Câmara Municipal, Hélder Manuel Esménio; Andreia Sousa, professora de Marketing na EPSM; Lucília Neves, Associação dos Comerciantes dos Concelhos de Coruche e Salvaterra de Magos - As duas senhoras integraram o júri do Concurso de Montras de Natal, juntamente com a Vice-presidente da CM, Helena Neves.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos realizou, no passado sábado, dia 6, a cerimónia de encerramento da 5ª edição da campanha “Natal e o Comércio Local”, que decorreu de 1 de Novembro 2017 a 3 de Janeiro de 2018. O objectivo desta campanha passou por incentivar os munícipes a fazerem as suas compras de Natal no comércio tradicional e, desta forma, dinamizar a economia local.

A iniciativa contou, mais uma vez, com a adesão de mais de uma centena de estabelecimentos comerciais do concelho ao nível de senhas entregues pelos comerciantes aos clientes por cada compra superior a 20 euros. Ao mesmo tempo, decorreu o Concurso de Montras de Natal, que juntou a participação de uma centena de lojas das várias freguesias do Concelho de Salvaterra, as quais se empenharam no embelezamento dos seus estabelecimentos comerciais nesta quadra natalícia.

Na cerimónia de encerramento, que decorreu no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, estiveram presentes comerciantes e seus clientes e representantes da Associação dos Comerciantes de Salvaterra de Magos e Coruche. A abertura da sessão, a nível musical, esteve a cargo de Laura Macedo, João Casinhas, Marcelo Silva e também de Ricardo Neiva e André Oliveira, participantes do Programa da RTP The Voice Portugal (tal como Laura Macedo).

O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, defendeu que “é com satisfação que verificamos que o evento municipal que criámos em dezembro de 2013 “Natal e o Comércio Local” foi mais uma vez um sucesso. Tivemos quase 40.000 senhas distribuídas pelos clientes de mais de 120 estabelecimentos do concelho aderentes”.

Segundo Esménio, “Os resultados alcançados são mérito da parceria estabelecida entre o Município de Salvaterra de Magos e a Associação de Comerciantes de Coruche e Salvaterra de Magos, mas também – e muito – dos nossos empresários, artesãos e ainda das associações e IPSS que enriqueceram com o seu trabalho a agenda cultural que incorpora e dá visibilidade a esta iniciativa que envolve todo o concelho de Salvaterra de Magos”, acrescentou o autarca.

Hélder Manuel Esménio deixou ainda uma “palavra de agradecimento às lojas que participaram no concurso de “Montras de Natal” alegrando as nossas ruas e dando cor a uma campanha pensada para a economia local, mas também para os mais novos, as famílias e os valores da solidariedade”. O Presidente garantiu igualmente que a Campanha de Natal 2018 vai começar a ser pensada muito em breve.

Ao nível do Concurso de Montras de Natal, o júri foi constituído por Lucília Neves, da Associação dos Comerciantes dos Concelhos de Coruche e Salvaterra de Magos; Andreia  Sousa, professora de Marketing na Escola Profissional de Salvaterra de Magos e por Helena Neves, vice-presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Os critérios para atribuição dos prémios foram a originalidade e criatividade, harmonia estética do conjunto, cores e materiais utilizados e iluminação natalícia no período nocturno.

Neste sentido, os vencedores do Concurso das Montras foram:

1º Prémio – Montra nº.43 – Ourivesaria Leandro e Filhos – Salvaterra de Magos
2º Prémio – Montra nº. 73 – Restaurante Casa João da Quinta – Salvaterra de Magos
3º Prémio – Montra nº.137 – Agência de Viagens Promartur – Marinhais

Na ocasião foram sorteados os vales de compras atribuídos pelos estabelecimentos comerciais aos seus clientes, por cada compra superior a 20 euros. Os vales de compras agora atribuídos podem ser utilizados em qualquer estabelecimento comercial do concelho de Salvaterra de Magos, aderente à campanha e poderão ser levantados a partir de 10 de Janeiro na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.

DEIXE UMA RESPOSTA