Azambuja: arte de Adolfo Henriques presente no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

O Município de Azambuja volta a marcar presença com os seus produtos e a sua cultura no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. A 37ª edição do evento decorrerá de 19 a 29 de outubro e é dedicado ao tema “O Pão”. 22 será o dia de Azambuja no certame.

"No espaço de showcooking, o saber e a experiência de Adolfo Henriques irão demonstrar a arte de confeccionar uma boa “manja”.

O Município de Azambuja volta a marcar presença com os seus produtos e a sua cultura no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. A 37ª edição do evento decorrerá de 19 a 29 de outubro e é dedicado ao tema “O Pão”.

Azambuja participará integrada no stand da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e terá a seu cargo o dia 22, domingo, para animar o recinto e dar a conhecer aos visitantes algumas das suas iguarias. “O convite fica lançado para as 15h30, e a ementa é composta por cozinha ao vivo, prova de vinho, degustação e ainda o reviver de alguns quotidianos do passado azambujense”, refere fonte da autarquia.

“No espaço de showcooking, o saber e a experiência de Adolfo Henriques irão demonstrar a arte de confeccionar uma boa “manja”. Na proposta de degustação poderão ser apreciados o pão de trigo “barbela” com o queijo de cabra da Maçussa, um “chèvre” muito afamado”, refere ainda a mesma fonte.

A prova de vinho dará oportunidade de saborear e conhecer melhor o tinto “Adolfo XIII”. No que se refere à animação, os visitantes assistirão a algumas “Recriações da Terra Velhinha”, um grupo apostado em preservar e promover tradições como o Torricado d’Azambuja, o jogo do pote, a “Praça da jorna”, os pregões típicos de artes e ofícios antigos, a dança e a música tradicionais.