Câmara de Alenquer suspeita de gastar dinheiro do povo em campanha eleitoral do PS

Escândalo na Câmara de Alenquer: Pedro Folgado e a maioria socialista são suspeitos de terem gasto quase 30 mil euros do erário público num almoço convivio supostamente destinado aos funcionários da autarquia e seus familiares directos, mas que acabou de portas escancaradas de forma indiscriminada em ambiente de campanha eleitoral antecipada. Foi a 10 de Junho, nas comemorações do chamado Dia da Família.

Escândalo na Câmara Municipal de Alenquer: Pedro Folgado e a maioria socialista são suspeitos de terem gasto quase 30 mil euros do erário público num almoço convivio supostamente destinado aos funcionários da autarquia e seus familiares directos, mas que acabou de portas escancaradas de forma indiscriminada. Foi a 10 de Junho, nas comemorações do chamado Dia da Família.

O caso mereceu amplo destaque na última reunião da autarquia alenquerense, realizada no passado dia 12. Carlos Areal e Nuno Coelho, vereadores eleitos respectivamente pela CDU e pelo PSD, questionaram Folgado e a restante maioria na Câmara de Alenquer sobre este evento, que custou à autarquia 27552 euros adjudicados sem concurso público.

Esta verba não estava prevista no Plano de Actividades nem no respectivo orçamento para o ano de 2017, conforme foi reconhecido pelo próprio Pedro Folgado, que aproveitou para referir que considera este um evento muito importante, garantindo que o mesmo será para levar a cabo com regularidade a partir desta data. Curiosamente, a primeira edição ocorreu em ano de eleições autárquicas.

Mas o mais grave prende-se com a forma como foi apresentado o convite: “No dia 10 de Junho a partir das 12h terei todo o gosto em receber todos os colaboradores da Câmara Municipal em Ota, nas Casas de Campo Equus Salgadas ou Quinta da Torre para celebrarmos em conjunto o Dia da Família”

O convite acrescenta: “Viveremos seguramente momentos únicos e deveras importantes de partilha e convívio consigo e com a sua família. Neste Dia da Família existirão atividades/divertimentos dos quais todos poderão desfrutar, desde miúdos a graúdos, sem esquecer claro, o começo: o almoço com o tradicional Porco no Espeto.”

O convite refere ainda: “Na inscrição que poderão fazer através do e-mail geirh@cmalenquer.pt ou pela extensão 371, só terão que nos dizer quantas pessoas vos acompanham neste dia e quais as suas respetivas idades. O resto é connosco”. Carlos Areal, vereador da CDU, alude ao facto óbvio de que o convite se direcciona a qualquer pessoa que um funcionário municipal deseje levar ao evento, não especificando a obrigatoriedade destes acompanhantes serem elementos da família dos colaboradores da Câmara de Alenquer.

De referir ainda que a Câmara Municipal de Alenquer atribui uma verba de cerca de 80 mil euros anuais ao Centro Social do Pessoal do Município de Alenquer, que seria a entidade mais apropriada para organizar um evento no contexto deste almoço conivio no âmbito do Dia da Família.

VIAAlexandre Silva
COMPARTILHAR