Batoréu: produtor de Aveiras de Cima vence 35º Concurso de Vinhos do município

A casa Agro-Batoréu, de Aveiras de Cima, arrebatou os dois primeiros lugares do 35º Concurso de Vinhos aberto aos produtores do Concelho de Azambuja, com o melhor branco e o melhor tinto referente à colheita 2016. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar este domingo, na tarde de encerramento da Avinho.

Agró batoréo venceu o 35º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja

A casa Agro-Batoréu, de Aveiras de Cima, arrebatou os dois primeiros lugares do 35º Concurso de Vinhos aberto aos produtores do Concelho de Azambuja, com o melhor branco e o melhor tinto referente à colheita 2016. A cerimónia de divulgação dos resultados e entrega de prémios teve lugar este domingo, na tarde de encerramento da “Avinho – Festa do Vinho e das Adegas”, que animou Aveiras de Cima entre os dias 7 e 9 de abril.

Reforçando a aposta nesta iniciativa, a Câmara Municipal de Azambuja atribuiu prémios monetários de 250 euros aos terceiros, 500 euros aos segundos, e 750 euros aos primeiros classificados, quer em brancos quer em tintos. Além de promover os bons vinhos locais, a economia e o nome do concelho, estes prémios procuram prestigiar o concurso recompensando a qualidade do trabalho e a dedicação dos produtores.

Apresentaram-se neste concurso, organizado pelo município com a colaboração das juntas de freguesia, meia centena de vinhos com maior afluência de tintos. De acordo com os provadores convidados, a colheita 2016 pode ser considerada de boa qualidade, justificando-se que para além do pódio tenham sido atribuídas três menções honrosas nos vinhos tintos e uma nos brancos.

Na dezena e meia de vinhos brancos a concurso, a vitória foi para o produtor Agro-Batoréu, de Aveiras de Cima; 2º lugar para a casa Vinhos Pingalim, de Alcoentre; e 3º para Agrovia S.A. – Vinhos Quinta da Lapa, de Arrifana-Manique do Intendente. Destaque ainda, com menção honrosa, para David Henriques Vieira, de Tagarro-Alcoentre.

No setor dos tintos, com perto de quatro dezenas de amostras, 1º lugar para Agro-Batoréu, de Aveiras de Cima; 2º lugar para David Henriques Vieira, de Tagarro-Alcoentre; e 3º para o Estabelecimento Prisional de Alcoentre. Referência ainda a três menções honrosas: para Joaquim Silva Lambéria, de Vila Nova de S. Pedro; para a Sociedade Agrícola Cova da Caldeira, de Alcoentre; e para António José Patrício Abreu, de Aveiras de Cima.

O painel de provadores avaliou os vinhos concorrentes no modelo habitual de “prova cega” e foi composto por 5 enólogos de reconhecida competência: Carlos Pereira, Hernâni Magalhães, Jorge Páscoa, Sérgio Oliveira e Cruz Ferreira.

A participação destes profissionais enquadra, igualmente, a colaboração institucional com o Município de Azambuja de várias entidades ligadas ao setor, como são a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Viticartaxo, a Associação Portuguesa de Enologia e a Comissão Vitivinícola Regional Tejo.