Presidente da Câmara do Cartaxo ameaça deixar alunos carenciados sem almoço na escola

O presidente da Câmara do Cartaxo garante que nenhum aluno cujos pais não tenham regularizado o pagamento das refeições escolares poderá almoçar ou sequer permanecer na escola no periodo de almoço. “No caso de não ser regularizado o pagamento do serviço de refeições e do aluno permanecer no estabelecimento de educação e ensino durante o período de almoço, fica por este motivo a criança sem alimentação” , afirma o autarca. O PSD já caiu em cima de Pedro Ribeiro.

Quem não tem dinheiro, não tem vícios. Nem almoça nas escolas do Cartaxo...

Polémica à vista no Cartaxo. O presidente da câmara cartaxeira assegura que nenhum aluno cujos pais não tenham regularizado o pagamento das refeições escolares poderá almoçar ou sequer permanecer na respectiva escola no periodo de almoço. A situação foi comunicada aos encarregados de educação por carta, na qual pode ler-se: “No caso de não ser regularizado o pagamento do serviço de refeições e do aluno permanecer no estabelecimento de educação e ensino durante o período de almoço, fica por este motivo a criança sem alimentação”, afirma o autarca.

roady_roda04

A situação foi abordada recentemente em reunião de câmara realizada na Freguesia da Lapa, tendo na altura a vereadora do PSD, Céu Clemente, abordado o assunto das refeições escolares e da dívida que existe por parte de alguns encarregados de educação. A eleita do PSD manifestou alguma preocupação quanto à possibilidade de tais dívidas se refletirem na possibilidade dos alunos poderem ficar sem acesso às refeições, sendo que esta preocupação da vereadora social democrata surge precisamente no seguimento do conhecimento do conteúdo de uma carta que a Câmara Municipal do Cartaxo enviou aos encarregados de educação que estão em falta com os aludidos pagamentos.

“No caso de não ser regularizado o pagamento do serviço de refeições e do aluno permanecer no estabelecimento de educação e ensino durante o período de almoço, fica por este motivo a criança sem alimentação”, afirma o autarca. Não será um pouco radical, Sr. Presidente?...
“No caso de não ser regularizado o pagamento do serviço de refeições e do aluno permanecer no estabelecimento de educação e ensino durante o período de almoço, fica por este motivo a criança sem alimentação”, afirma o autarca. Não será um pouco radical, Sr. Presidente?…

Na altura, Pedro Ribeiro garantiu que nenhuma criança até hoje ficou ou ficará no futuro sem refeição, apesar do incumprimento dos encarregados de educação. O presidente disse também que o carta em causa pretendia era informar os pais faltosos que, no caso de não regularizem a sua dívida, iria ser pedido à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) que o agregado familiar em causa fosse referenciado, “já que poderia existir ali uma situação de perigo para a criança”, nas palavras do autarca. O problema é que o conteúdo da carta enviada pela autarquia a estas famílias vai muito mais longe, conforme se pode ler: “a partir deste dia e até ao pagamento estar regularizado, o seu educando não poderá almoçar nem permanecer no estabelecimento de educação e ensino no período de almoço”. E diz mais: “no caso de não ser regularizado o pagamento do serviço de refeições e do aluno permanecer no estabelecimento de educação e ensino durante o período de almoço, fica por este motivo a criança sem alimentação”.

Oposição em cima de Ribeiro. Esta posição de Pedro Ribeiro está a causar reacções no Cartaxo e o PSD local emitiu um comunicado no qual condena o teor da missiva endereçada aos pais cujos pagamentos das refeições estão em atraso. “Perante tais factos, entendemos que o teor da carta é absolutamente excessivo e desprovido de bom senso”, afirmam os social democratas cartaxeiros, que acrescentam: “O PSD do Cartaxo entende que a Câmara Municipal deve fazer tudo o que está ao seu alcance para receber o pagamento das refeições escolares, e entende também que os encarregados de educação devem cumprir as suas obrigações, mas arremessar aos encarregados de educação faltosos que, caso não paguem as refeições, os seus filhos ficam sem refeição se permanecerem na escola, ou então devem abandonar a escola no período de almoço é, no mínimo, repudiável”. Os social democratas acrescentam: “Se o objetivo da carta é, como defendeu o presidente da câmara na passada reunião do executivo, informar o CPCJ para uma eventual situação de negligência familiar, então esse deveria ser o único conteúdo da carta”. O PSD do Cartaxo acrescenta ainda acreditar que nenhuma criança ficou ou ficará sem refeição. “Todavia”, acrescentam os eleitos laranjas, “recomendamos a quem tem a responsabilidade da elaboração destas comunicações que, para futuro, os termos usados sejam objetivos e não permitam conclusões que possam causar alarme social”. Depois de lerem a carta em questão, temos algumas dúvidas de que os pais com pagamentos em atraso também creiam com convicção que os seus filhos tenham o almoço garantido caso a sua situação financeira não lhes permita pagar os valores em atraso.

VIAA.T.
COMPARTILHAR