Rainha Cristalina e o funcionário Real Esmérico

Xicos Cuvilheiro regressa em grande estilo às missões secretas no Reino de Salva & Enterra, mesmo a tempo de assistir discreta e dissimuladamente à reunião da Corte supervisionada por Sua Majestade, a Rainha Cristalina. Escondido no farfalhudo bigode do Vereador Real Jorginho Gargal, Xicos captou discussões exclusivas, mesmo daquelas que mais ninguém teve qualquer hipótese de captar, e conta-lhe tudo!

Xicos Cuvilheiro, o agente secreto que nunca dorme... menos de 16 horas por dia...

Rainha Cristalina: Boa tarde a todas mais uma sessão da Reunião Real de Salva & Enterra. Dou as boas-vindas a todos os Reais Vereadores e em especial ao Senhor Vereador e funcionário Real Amedrontado Esmérico.
Jorginho Gargal: Eu acho que está na hora é de começarmos a discutir a reestruturação das Freguesias Reais, porque o Monarca Pedro Caça Coelho não está para brincadeiras e vai mesmo reduzir a metade as Reais Freguesias.
Amedrontado Esmérico: Sua Majestade a Rainha Cristalina só a mim se dirige na minha condição de funcionário Real. Nunca vi Sua Majestade tratar os outros Vereadores Reais pela sua condição profissional. É uma injustiça.
Desempregado Luís Golos: Como é que você quer que isso aconteça, e passo a ler, se o conceito de profissão ainda nem foi inventado? Li.
Amedrontado Esmérico: O Motopeixe serviu o Reino durante longos meses e a Rainha, Sua Majestade, nunca se dirigiu a ele como um vai-de-mota Real, por exemplo.
Desempregado Luís Golos: Isso acontece porque, e passo a ler, a motorizada também ainda não foi inventada. Li.
Rainha Cristalina: Como vê, senhor Vereador Real e ao mesmo tempo funcionário Real Amedrontado Esmérico, a conjuntura não o favorece, uma vez que o senhor insiste em ter ideias dissonantes da orientação Real Cristalineira. Eu, se fosse a si, pegava era na trouxa e ia pregar para outro Reino distante.
Jorginho Gargal: Eu gostava de ouvir a opinião do Vereador Real recém-chegado para o lugar do Motopeixe, o senhor Instrutor das Neves, sobre…
Desempregado Luís Golos: Deixe-me adivinhar: sobre assuntos de, e passo a ler, relevante interesse para o Reino como a eleição da Miss e do Mister Real do Reino Riba-Tojano? Li.
Jorginho Gargal: Epá, você surpreende-me com essa inesperada capacidade de adivinhar os meus pensamentos.
Rainha Cristalina: Hoje já pode dizer uma frase, senhor Vereador Real Instrutor das Neves, pois já cá está há pouco mais de seis meses Reais.
Instrutor das Neves: … …
Rainha Cristalina: Muito bem, senhor Vereador, e eu estou de acordo consigo. Assim é que o senhor vai longe aqui no Reino.
Jorginho Gargal: Ia jurar que não ouvi nada, nadica.
Amedrontado Esmérico: Vejam lá se Sua Majestade trata o Instrutor das Neves pela sua condição de ensinador de condutores de charretes e cavalos? Não, eu é que tenho que estar sempre a ouvir a história do funcionário Real…
Desempregado Luís Golos: Pois eu cá, e passo a ler, ouvi um discurso profundo, apropriado para o momento, que revela toda a preparação do Vereador Real das Neves para o cargo.
Jorginho Gargal: Não lei, desta vez?
Desempregado Luís Golos: Ah, li, li, obrigado.
Jorginho Gargal: Bom, assim sendo, nesse caso eu também ouvi qualquer coisita, ainda que admita que não me lembro de ter ouvido nada.
Rainha Cristalina: A grande vantagem do Vereador Real Jorginho Gargal é que não precisa de muito para rapidamente atingir o caminho da verdade, não é como aqui o senhor Vereador Real e também funcionário Real Amedrontado Esmérico, que não tem zelo nas funções que desempenha aqui no Reino. Agora veja lá se vai publicar isto tudo no seu berloque Real, que eu espero que ninguém leia. Aliás, até vou dar instruções nesse sentido: Vereadora Real Margarina Pombeira, mande avisar porta a porta todos os súbditos do Reino de Salva & Enterra que a Rainha os proíbe terminantemente de ler o berloque do Vereador Real Amedrontado. E certifique-se que mesmo aqueles que não sabiam da existência do dito cujo berloque agora fiquem perfeitamente cientes de que ele existe, para que não o leiam, claro.
Margarina Pombeira: Ai, que felicidade, uma tarefa importante! Vou já tratar disso, Majestade!
Jorginho Gargal: Só por curiosidade, o que é um berloque?
Desempregado Luís Golos: Ora vejam só, e passo a ler, você não sabe o que é um berloque?? Li, incrédulo.
Jorginho Gargal: Eu não. Parece incrível, não é?
Rainha Cristalina: De facto, é inacreditável. Vereadora Real Margarina Pombeira, explique ao senhor Ve… olha, já saiu a correr para ir avisar o povo. O Motopeixe já cá não está… Senhor Vereador Instrutor das Neves, diga lá aqui ao Vereador Real Gargal o que é um berloque.
Instrutor das Neves: … …
Amedrontado Esmérico: Se eu não soubesse o que era, ficava na mesma…
Jorginho Gargal: Voltei a ouvir nadica. Nada, nada.
Rainha Cristalina: Isso é porque o Vereador Real ainda está em fase de adaptação ao meio. Desempregado Luís Golos, explique lá ao Vereador Real Jorginho o que é um berloque.
Desempregado Luís Golos: Parece inacreditável, no mundo em que vivemos, e passo a ler, que o Vereador Real Jorginho Gargal não saiba ao menos o que é um berloque, numa época em que toda a gente sabe o que é um berloque, toda a gente vive com intensidade e sem falsas intenções a sua relação com os berloques, em que toda a gente…
Jorginho Gargal: Ó homem, estou a gostar de o ouvir, ninguém lê melhor do que você, mas ainda não me disse o que é, afinal, um berloque.
Amedrontado Esmérico: Diga lá de uma vez por todas o que é um berloque e acabe com o sofrimento do vereador Gargal.
Rainha Cristalina: Sim, diga ao senhor Vereador Real Jorginho Gargal o que é, afinal de contas, um berloque.
Instrutor das Neves: … …
Rainha Cristalina: Até a senhora Vereadora Margarina Pombeira está aqui ao fumo-fone a perguntar o que é um berloque. Vá lá, senhor Vereador real Desempregado, diga-nos de uma vez por todas o que é um berloque.
Desempregado Luís Golos: Bom, um berloque é, e passo a ler… Raios, também não sei o que é um berloque. Perdi as folhas onde escrevi essa parte. Não percebo como é que estas coisas me acontecem…

VIAXicos Cuvilheiro
COMPARTILHAR